“Sucesso é a palavra que define o 27º Congresso ADJORI-PR”, diz Elizio Siqueira

O 27º Congresso da ADJORI-PR, realizado entre os dias 22 e 23 de maio em Foz do Iguaçu (PR), provou que a Associação de Jornais do Interior do Paraná nunca esteve tão unida. O evento teve participação de 85% dos membros, um dos maiores já vistos durante os congressos promovidos pela associação, e contou com a presença de palestrantes renomados.

Na avaliação do atual presidente da associação e também presidente do Jornal União, Elizio Siqueira, a palavra que define o evento é “sucesso“. Para ele, a meta de retomar o encontro após dois anos sem sua realização foi devidamente cumprida. “Foi o congresso mais importante feito em meu mandato, tanto pela expectativa de retomada presencial, quanto pela participação dos associados e dos palestrantes convidados. Sucesso é o que define o evento”, avalia.

Um dos fatores que tornou o Congresso ainda mais importante foi a participação dos representantes da Comunicação do Governo Estadual e do Governo Federal, que não somente se fizeram presentes no encontro, mas principalmente integraram o ciclo de palestras, compartilhando suas experiências com o público presente. “Foi a primeira vez que lideranças com essa representatividade estiveram compartilhando seu conhecimento conosco. Foi também uma oportunidade de nós como associação apresentarmos nossas dificuldades e demandas a eles”, destaca.

Outro ponto destacado por Elizio foi a retomada do evento de forma presencial. “É verdade que a ADJORI-PR nunca deixou seus trabalhos durante a pandemia, e sempre esteve atenta aos anseios de seus associados. Mas nada substitui o olho no olho, a experiência do contato pessoal, isso é essencial para todos. Foi um evento de confraternização e troca de ideias em que saímos mais fortalecidos”, finaliza.

 “Faremos uma ADJORI para todos”, promete novo presidente

Após ser eleito por aclamação pelos demais membros, o novo presidente da ADJORI-PR, Cidenei Cristian Allebrandt, afirmou que uma das pautas de sua gestão é tornar a associação acessível a todos. “Prometi que irei trabalhar incansavelmente e fazer uma ADJORI para todos e também conversando com os órgãos governamentais, fortalecendo a parceria”, disse Allebrandt, enaltecendo que a Adjori é a maior associação de jornais do Paraná.

O novo vice-presidente, Sérgio Jonikaites, acrescentou que a diretoria que assume tem todo um trabalho a ser realizado e que também deve seguir o que já vinha sendo feito pela gestão anterior. “Confiamos plenamente na capacidade, na boa intenção, e, especialmente, na desenvoltura do novo presidente”, pontuou ele.

Programação do 27º Congresso ADJORI-PR recebeu representantes do Governo do Estado, Governo Federal, Alep, entre outros

O evento se iniciou na tarde de domingo (22), com a eleição por aclamação da nova diretoria encabeçada por Cidenei Cristian Allebrandt, do Jornal A Folha do Sudoeste. Em seguida aconteceu a palestra com o diretor executivo do Grupo A Hora, Adair Gilberto Weiss, pautada na expansão dos meios de comunicação.

Na segunda-feira (23) abrindo o ciclo de palestras, o secretário especial de Comunicação Social, André de Souza Costa, juntamente com o secretário de Publicidade e Patrocínio, José Ricardo, ambos da Secretaria de Comunicação do Governo Federal (SECOM), falaram sobre como é feita a divulgação das ações do Governo Federal e a preocupação do governo com os veículos regionais.

Em seguida, o mestre em Comunicação, o professor DR. Carlos Alberto Di Granco, ressaltou a importância do trabalho dos órgãos de imprensa interioranos nas regiões em que atuam, enfatizando que estes devem retratar a realidade local.

Ainda na segunda-feira, teve também a palestra do advogado da ABRALEGAL (Associação Brasileira das Agências e Veículos Especializados em Publicidade Legal), Dr. Bruno Camargo Silva, juntamente com o presidente da entidade, Wlamir Freitas. Silva e Freitas falaram sobre a importância dos meios de comunicação impressos serem instrumentos de transparência do poder público em suas ações.

O 27º Congresso ADJORI-PR finalizou com a cerimônia de posse da nova diretoria, seguido de um jantar de confraternização.  O evento teve o apoio da Itaipu Binacional, da Fomento Paraná. Houve também parcerias feitas com o Hotel Plaza Foz, local onde foi realizado o encontro e o Marco das Três Fronteiras.

Presenças – Estiveram presentes o presidente da Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (Adjori/SC) e da Adjori Brasil, José Roberto Deschamps; o secretário de Estado da Comunicação Social e da Cultura, João Evaristo Debiasi; a diretora de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, Katia Chagas; a assistente do diretor geral brasileiro da Itaipu Binacional, Teresa Raquel Angheben, além de diretores e colaboradores dos jornais associados.

Nova diretoria

A nova diretoria da ADJORI-PR vai comandar a entidade para os próximos dois anos e está composta pelos seguintes membros:

Chapa: Neri José Giacomini
Presidente: Cidenei Cristian Allebrandt – Jornal A Folha do Sudoeste
Vice -Presidente: Sergio Jonikaites – Jornal Novo Tempo
1° Secretário: Barbara Leticia Mezzomo – Jornal Primeira Linha
2° Secretário: Márcia Moskado Batista de Almeida- Jornal Folha do Norte
1° Tesoureiro: Elizio Jacy Siqueira Junior – Jornal União
2° Tesoureiro: Getulio Vargas Soares – Jornal Cidade
1° Efetivo Conselho Fiscal: Moacir Luiz Guchert – Jornal Gazeta de Palmeira
2° Efetivo Conselho Fiscal: Danielli Artigas de Oliveira Fuck – Jornal Folha de Campo Largo
3° Efetivo Conselho Fiscal: Waldiclei Barboza – Jornal O Popular
1° Suplente Conselho Fiscal: Pedro Evangelista da Silva – Jornal O Repórter
2° Suplente Conselho Fiscal: José Antonio Rodrigues da Costa – Jornal Noroeste
3° Suplente Conselho Fiscal: Sinuê Giacomini – Jornal Folha de Palotina

Homenagem

O nome da chapa é uma homenagem póstuma a um dos membros ativos da ADJORI-PR, Neri José Giacomini que esteve à frente do Jornal A Folha de Palotina. Com a morte recente seu filho, Sinuê Giacomini, é quem passa a assumir o comando do periódico. Emocionado, Giacomini agradeceu a homenagem feita pela nova gestão.  “Agradeço por essa atitude, em nome da empresa e da família. Meu pai participou da Adjori/PR, desde a década de 90. Agora vou seguir o legado que ele deixou”.

 

 

 

 

 

 

Transição

O atual presidente, Elizio Siqueira, permanece ainda no comando da associação até o dia 25 de junho. A partir deste dia, Cidenei Cristian Allebrandt, assume os trabalhos frente à entidade. Atualmente, os membros titulares estão em processo de transição das duas gestões.

O escritório administrativo da ADJORI-PR vai permanecer no atual endereço em Campina Grande do Sul, mas a sede da associação será transferida para Palmas, no mesmo prédio em que funciona o Jornal Folha do Sudoeste. A divisão administrativa visa facilitar os trabalhos da associação pelos próximos dois anos.

Fonte: Adilson Oliveira/Jornal União