Geral
Contribuintes podem destinar parte do Imposto de Renda para projetos sociais em Curitiba
Adjori
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
A Receita Federal começou a receber as declarações de Imposto de Renda nesta segunda-feira (17), e os contribuintes de Curitiba têm a oportunidade de contribuir com instituições que atendem crianças, adolescentes e pessoas idosas. De forma simples e sem custos adicionais, é possível destinar parte do imposto devido ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMCA) ou ao Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (FMDPI), ajudando a financiar projetos destinados a esses públicos. O procedimento está disponível para quem opta pela declaração completa.
Contribuintes pessoas físicas podem destinar até 6% do imposto devido até 31 de maio, com a possibilidade de dividir o percentual em até 3% para cada fundo. Durante o restante do ano, o limite de doação sobe para 6% para cada área. Empresas que utilizam o regime de Lucro Real também podem contribuir, com destinação de até 1% do imposto devido. Todas as doações podem ser feitas diretamente no momento de preenchimento do Imposto de Renda.
Amália Tortato, secretária municipal de Desenvolvimento Humano, destacou o impacto positivo dessa prática. “Ao fazer a destinação, o contribuinte deixa de pagar parte do que deve ao governo federal e faz o repasse do valor para o FMCA e para o FMDPI. Por exemplo, quem tem R$ 1 mil de imposto a pagar pode quitar 97% desse valor para o governo e 3% para um dos fundos”, explica.
Os valores arrecadados são utilizados para financiar projetos que passam por avaliação dos conselhos municipais responsáveis pelos direitos da criança, adolescente e pessoa idosa, respectivamente o Comtiba e o CMDPI. Isso garante transparência e aplicação eficiente dos recursos. “Além de ser um processo fácil e seguro, os contribuintes podem acompanhar e fiscalizar como os recursos são aplicados”, ressalta Amália.
Outro benefício importante apontado pela secretária é que a destinação para os fundos municipais assegura que os recursos permaneçam na cidade e beneficiem diretamente os moradores de Curitiba. “Cada real destinado significa mais oportunidades para crianças e adolescentes, além de mais qualidade de vida para nossos idosos. É um gesto simples, mas que transforma vidas”, afirma.
Atualmente, Curitiba conta com 221 instituições que desenvolvem projetos voltados para crianças e adolescentes, além de 203 organizações que atendem pessoas idosas. Essas iniciativas têm como objetivo melhorar a qualidade de vida e fortalecer a assistência a esses grupos na capital.
Os contribuintes podem acessar informações detalhadas sobre os projetos e acompanhar o impacto gerado na sociedade local. Para mais informações sobre a destinação para crianças e adolescentes, visite o site oficial. Para contribuir com projetos voltados a pessoas idosas, acesse idososcuritiba.curitiba.pr.gov.br.
Comentários: