Geral
Frente fria provoca chuvas fortes e reduz temperaturas no Paraná, diz Simepar
Adjori
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Uma nova frente fria começou a se formar nesta terça-feira (20) em uma área que abrange parte do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), ela deve atravessar o território paranaense, gerando tempestades e redução das temperaturas máximas ao longo da semana. No fim da semana, entretanto, as temperaturas devem voltar a subir em algumas regiões do estado.
As tempestades estão previstas para ocorrer principalmente na metade Sul do Paraná entre quarta e quinta-feira (21 e 22). O acumulado de chuvas estimado varia entre 40 mm e 70 mm no Oeste, Sudoeste e no Litoral. Na metade Norte, também há previsão de chuvas, porém serão pancadas irregulares e de menor intensidade em comparação ao Sul.
Com a chegada da frente fria, as temperaturas no Paraná também sofrerão alterações. “A partir de quinta-feira, a chuva diminuirá as temperaturas máximas que vêm sendo registradas no Estado. As tardes serão mais frescas. As temperaturas mínimas, geralmente registradas ao amanhecer, continuam estáveis”, explica Reinaldo Kneib, meteorologista do Simepar.
No fim de semana, após a passagem da frente fria, chuvas significativas não são esperadas, exceto no Litoral, que pode ter garoa ocasional. As temperaturas devem permanecer amenas nas regiões Centro-Sul e Leste, enquanto nas faixas Norte e Oeste o calor persistirá com números expressivos. Até o início desta semana, por exemplo, Maringá registrava 2,3°C acima da temperatura média para o mês de maio, Toledo 4,9°C acima, São Miguel do Iguaçu 3,5°C acima e Santa Helena 3°C acima.
O Simepar conta com uma estrutura de 120 estações meteorológicas telemétricas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas meteorológicas. A entidade fornece dados meteorológicos para órgãos como a Coordenadoria da Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, contribuindo para ações de resposta a situações extremas, desde enxurradas, deslizamentos e alagamentos, até incêndios e secas.
Informações detalhadas sobre a previsão do tempo para os 399 municípios paranaenses estão disponíveis no site www.simepar.br. A previsão é atualizada duas vezes ao dia. Para cada cidade, é possível conferir o volume esperado de chuvas, temperaturas mínimas e máximas, umidade relativa do ar e vento, com detalhamento por hora para a data e o dia seguinte. Como o sistema atmosférico está em constante mudança, a previsão pode sofrer alterações. Por isso, o Simepar recomenda acompanhar as análises dos meteorologistas presentes na página inicial do site e os boletins diários divulgados nas redes sociais e no canal de WhatsApp do Simepar.
Comentários: