Portal de Notícias Demonstrativo - Sua fonte de notícias na cidade de ...

Segunda-feira, 05 de Janeiro de 2026
Ministério Público alerta sobre golpes envolvendo supostos acordos judiciais no Paraná

Geral

Ministério Público alerta sobre golpes envolvendo supostos acordos judiciais no Paraná

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O Ministério Público do Paraná emitiu um alerta à população sobre uma tentativa de golpe utilizando indevidamente o nome da instituição. Em Prudentópolis, no Sudeste do estado, uma pessoa denunciada pela Promotoria de Justiça pelo crime de embriaguez ao volante e que responde a ação penal em trâmite no Judiciário recebeu uma mensagem fraudulenta via WhatsApp. Na mensagem, um falso “Núcleo de Acordos” do Ministério Público, representado por uma suposta assessora, oferecia a possibilidade de encerrar o processo criminal mediante a celebração de um acordo, condicionado ao pagamento, via Pix, de uma quantia equivalente a um salário mínimo.

O investigado achou a proposta suspeita e entrou em contato diretamente com a Promotoria de Justiça da Comarca. A instituição informou que se tratava de uma tentativa de golpe e recomendou o registro de um boletim de ocorrência junto à autoridade policial da cidade.

ORIENTAÇÃO

O Ministério Público reforça que, apesar do uso do WhatsApp pelas Promotorias de Justiça para comunicações com a população, como recebimento de denúncias e envio de intimações, jamais são solicitados pagamentos de qualquer tipo, seja via Pix, boleto, link, QR Code ou outro meio. Todos os ajustes relacionados a acordos judiciais ou extrajudiciais são registrados e formalizados nos autos dos processos judiciais.

Leia Também:

CONTATOS

O aplicativo WhatsApp é utilizado de acordo com a Política Estadual de Atendimento ao Público da instituição (Resolução 6.495/2024). Para verificar a veracidade de mensagens em nome do MPPR, é possível acessar o link “Encontre a Promotoria de Justiça ou unidade do MP mais próxima” e conferir a lista oficial de telefones. Apenas os números identificados com o ícone do aplicativo são utilizados para contatos institucionais.

Caso receba solicitações de pagamento em nome do MPPR, a orientação é informar imediatamente a Promotoria de Justiça local e registrar um boletim de ocorrência junto às autoridades policiais do município. A relação com os endereços das Promotorias de Justiça em todo o estado está disponível no site oficial do Ministério Público do Paraná.

Comentários:
Adjori

Publicado por:

Adjori

Saiba Mais