Portal de Notícias Demonstrativo - Sua fonte de notícias na cidade de ...

Terça-feira, 18 de Novembro de 2025
Polícia Civil devolve 160 celulares roubados ou furtados em Cascavel após operação de rastreamento

Geral

Polícia Civil devolve 160 celulares roubados ou furtados em Cascavel após operação de rastreamento

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) realizou a devolução de 160 celulares que foram furtados ou roubados em Cascavel, município situado no Oeste do Estado. O evento de restituição dos aparelhos aconteceu nesta segunda-feira (5), às 19h, no auditório da Associação Comercial e Industrial de Cascavel. A iniciativa, considerada inédita no Paraná, faz parte do Projeto Recuperacel.

Os aparelhos devolvidos foram subtraídos em 2023 e 2024 e recuperados após pouco mais de dois meses de trabalho ininterrupto de inteligência policial conduzido pela PCPR. “Fizemos rastreamentos, intimações, oitivas e apreensões. Aos intimados que não compareceram, cumprimos diligências mais incisivas, como a busca dos aparelhos em residências, comércios e em poder de terceiros, além da condução dos possuidores à unidade policial, reforçando a repressão qualificada ao comércio irregular de celulares e à receptação”, explicou o delegado Diego Ribeiro Martins dos Santos, da PCPR.

Criado pela PCPR, o Projeto Recuperacel tem o objetivo de combater furtos, roubos e receptações, além de assegurar a restituição dos bens às vítimas. A iniciativa utiliza sistemas de rastreamento, análise de dados e procedimentos investigativos para localizar dispositivos desviados e responsabilizar os envolvidos. O evento de segunda-feira contará também com a presença de autoridades, como o delegado Matheus Zanatta, chefe da Superintendência de Operações Integradas do Estado do Piauí. Zanatta foi o idealizador do modelo de recuperação de celulares que se tornou referência nacional e serviu de base para o projeto implementado no Paraná.

Leia Também:

A PCPR esclareceu que a recuperação dos celulares foi possível para as vítimas que informaram o número do IMEI ao registrar o boletim de ocorrência (BO), dado indispensável para o rastreamento dos aparelhos. Assim, a corporação orienta que vítimas que ainda não tenham fornecido o IMEI devem dirigir-se à delegacia para complementar o BO. Aqueles que ainda não registraram a ocorrência são orientados a formalizar o registro na delegacia mais próxima. Para facilitar, o IMEI pode ser encontrado na caixa do aparelho, na nota fiscal ou nos dados da conta Google ou iOS vinculada.

Comentários:
Adjori

Publicado por:

Adjori

Saiba Mais