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Renault Sandero sai de linha no Brasil após quase duas décadas
Adjori
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Um dos carros mais populares do Brasil, o Renault Sandero, teve sua produção encerrada após quase 20 anos de história. Fabricado em São José dos Pinhais, no Paraná, o modelo, que resistia apenas na versão Stepway com motor 1.0 aspirado e proposta aventureira, dará espaço definitivo ao Renault Kardian. O fim do Sandero reflete uma clara tendência do mercado automotivo nacional: a substituição de hatches compactos por SUVs, segmento mais rentável para as montadoras.
O Sandero, desde seu lançamento no Salão de Frankfurt em 2007 e chegada ao Brasil no mesmo ano, se destacou pelo bom espaço interno, considerado até superior ao de alguns hatches médios. O porta-malas de 320 litros era outro diferencial notável. Porém, um ponto fraco ao longo de sua trajetória foi a segurança: o modelo foi reprovado em testes do Latin NCAP. Apesar disso, o hatch recentemente se tornou uma opção popular entre motoristas de aplicativo devido ao seu custo-benefício e robustez.
Um verdadeiro marco para a Renault no Brasil, o Sandero foi derivado do Dacia Logan e era parte da estratégia da montadora de trazer veículos da marca romena sob a insígnia Renault. Entre seus maiores concorrentes à época estavam os icônicos Fiat Palio, Volkswagen Gol e Ford Fiesta. Em 2009, chegou a versão Stepway, que trouxe suspensão elevada e foi criada para competir com o Volkswagen CrossFox. O sucesso da configuração foi tão grande que anos depois o Stepway passou a ser tratado como um modelo independente no portfólio.
Em 2015, a montadora lançou o Sandero RS, um marco entre os hatches compactos esportivos. Equipado com motor 2.0 de 150 cv e ajustes desenvolvidos pela Renault Sport, o modelo caiu nas graças do público pela sua performance e preço competitivo. Sua produção foi encerrada em 2021 com a série especial RS Finale. Apesar de melhorias estéticas e mecânicas lançadas na Europa em 2012, como a terceira geração do Sandero, essa versão nunca chegou ao Brasil.
Nos últimos anos, vários hatches populares saíram de cena, como o Volkswagen Gol, Ford Ka, Fiat Uno e Toyota Etios. Por outro lado, modelos como Chevrolet Onix, Hyundai HB20 e até o Renault Kwid ainda sustentam boas vendas no país. A Renault, seguindo a forte demanda por SUVs, decidiu investir no Kardian, um modelo que combina as características de um hatch compacto com o apelo de utilitário esportivo. Essa tendência vem ganhando força na indústria automotiva e deve continuar a moldar o mercado nos próximos anos.
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