Portal de Notícias Demonstrativo - Sua fonte de notícias na cidade de ...

Terça-feira, 25 de Novembro de 2025
Renault Sandero sai de linha no Brasil após quase duas décadas

Geral

Renault Sandero sai de linha no Brasil após quase duas décadas

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
Um dos carros mais populares do Brasil, o Renault Sandero, teve sua produção encerrada após quase 20 anos de história. Fabricado em São José dos Pinhais, no Paraná, o modelo, que resistia apenas na versão Stepway com motor 1.0 aspirado e proposta aventureira, dará espaço definitivo ao Renault Kardian. O fim do Sandero reflete uma clara tendência do mercado automotivo nacional: a substituição de hatches compactos por SUVs, segmento mais rentável para as montadoras. O Sandero, desde seu lançamento no Salão de Frankfurt em 2007 e chegada ao Brasil no mesmo ano, se destacou pelo bom espaço interno, considerado até superior ao de alguns hatches médios. O porta-malas de 320 litros era outro diferencial notável. Porém, um ponto fraco ao longo de sua trajetória foi a segurança: o modelo foi reprovado em testes do Latin NCAP. Apesar disso, o hatch recentemente se tornou uma opção popular entre motoristas de aplicativo devido ao seu custo-benefício e robustez. Um verdadeiro marco para a Renault no Brasil, o Sandero foi derivado do Dacia Logan e era parte da estratégia da montadora de trazer veículos da marca romena sob a insígnia Renault. Entre seus maiores concorrentes à época estavam os icônicos Fiat Palio, Volkswagen Gol e Ford Fiesta. Em 2009, chegou a versão Stepway, que trouxe suspensão elevada e foi criada para competir com o Volkswagen CrossFox. O sucesso da configuração foi tão grande que anos depois o Stepway passou a ser tratado como um modelo independente no portfólio. Em 2015, a montadora lançou o Sandero RS, um marco entre os hatches compactos esportivos. Equipado com motor 2.0 de 150 cv e ajustes desenvolvidos pela Renault Sport, o modelo caiu nas graças do público pela sua performance e preço competitivo. Sua produção foi encerrada em 2021 com a série especial RS Finale. Apesar de melhorias estéticas e mecânicas lançadas na Europa em 2012, como a terceira geração do Sandero, essa versão nunca chegou ao Brasil. Nos últimos anos, vários hatches populares saíram de cena, como o Volkswagen Gol, Ford Ka, Fiat Uno e Toyota Etios. Por outro lado, modelos como Chevrolet Onix, Hyundai HB20 e até o Renault Kwid ainda sustentam boas vendas no país. A Renault, seguindo a forte demanda por SUVs, decidiu investir no Kardian, um modelo que combina as características de um hatch compacto com o apelo de utilitário esportivo. Essa tendência vem ganhando força na indústria automotiva e deve continuar a moldar o mercado nos próximos anos.
Comentários:
Adjori

Publicado por:

Adjori

Saiba Mais