Geral
Aeroporto Afonso Pena é eleito o melhor do Brasil na categoria de até 10 milhões de passageiros
Adjori
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
O Aeroporto Internacional Afonso Pena, localizado em São José dos Pinhais, recebeu o prêmio Aviação + Brasil 2024, sendo reconhecido como o Melhor Aeroporto do Brasil na categoria de movimentação entre 5 e 10 milhões de passageiros anuais. A premiação, promovida pelo Ministério de Portos e Aeroportos, Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e pelo grupo Brasil Export, busca valorizar operadores e aeroportos com excelência na prestação de serviços, além de incentivar a melhoria contínua da experiência dos usuários do transporte aéreo.
Em 2024, o Afonso Pena contabilizou 5.570.600 passageiros em voos regulares. Desse total, 3,7% (205.586 passageiros) representaram viagens internacionais, enquanto 96,3% (5.365.014 passageiros) estiveram em trechos domésticos. Os dados preliminares de 2025 indicam continuidade na tendência de crescimento: até março, o terminal recebeu 1.369.300 passageiros, sendo 50.182 em voos internacionais (3,7%) e 1.319.118 em rotas nacionais (96,3%). Quando comparado ao primeiro trimestre de 2024, o volume de passageiros nos três primeiros meses de 2025 apresentou alta de 4,75%, evidenciando a recuperação progressiva e a crescente demanda pelo aeroporto.
Tatiana Neves, presidente interina do Instituto Municipal de Turismo (IMT), destacou a relevância do reconhecimento. “O reconhecimento do Aeroporto Afonso Pena como o melhor do país em sua categoria reafirma o compromisso do setor com a qualidade. Trata-se de uma conquista que reflete o esforço integrado de todo o setor para promover um turismo cada vez mais eficiente”.
Com a recente premiação, o Aeroporto Afonso Pena se consolida como um importante polo estratégico para o transporte aéreo no Sul do Brasil.
Comentários: