Portal de Notícias Demonstrativo - Sua fonte de notícias na cidade de ...

Terça-feira, 25 de Novembro de 2025
Aposentados têm bloqueio por falta de prova de vida suspenso por seis meses, anuncia INSS

Geral

Aposentados têm bloqueio por falta de prova de vida suspenso por seis meses, anuncia INSS

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O Ministério da Previdência Social anunciou, nesta sexta-feira (17), a publicação de uma portaria que suspende, por seis meses, o bloqueio de pagamentos a aposentados e pensionistas que não realizaram a prova de vida. O procedimento é utilizado para comprovar que os beneficiários continuam vivos e, assim, possam continuar a receber os recursos. A medida passa a valer a partir de 1º de janeiro de 2025, com possibilidade de prorrogação por igual período.

O Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) desmentiu rumores propagados por notícias falsas que alegavam o retorno da obrigatoriedade da prova de vida realizada pelos próprios beneficiários. “O dever de provar que os beneficiários estão vivos é do INSS, que tem feito o cruzamento de dados com outras bases governamentais e busca mais parcerias para ampliar o batimento de informações”, esclareceu o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto.

Desde 2023, a responsabilidade pela comprovação de vida dos aposentados e pensionistas está a cargo do próprio órgão, dispensando os beneficiários de comparecer às agências para esse fim. Essa mudança já trouxe resultados expressivos: de um total de 36,9 milhões de pessoas elegíveis à prova de vida em 2024, 34,6 milhões tiveram seus dados atualizados por meio de cruzamento de informações até o dia 23 de dezembro, de acordo com o INSS.

Leia Também:

Além disso, o instituto alertou para a atuação de golpistas que têm abordado beneficiários, presencialmente ou por meios digitais, na tentativa de roubar dados que podem ser utilizados para ações fraudulentas, como a contratação de empréstimos. O INSS reforçou que não envia servidores às residências de beneficiários nem solicita a prova de vida por mensagens de celular, orientando a população a se proteger contra esses golpes.

Comentários:
Adjori

Publicado por:

Adjori

Saiba Mais