Geral
Dia do Taxista é celebrado em sessão solene na Assembleia Legislativa do Paraná
Assembléia do Paraná
Adjori
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
A Assembleia Legislativa do Paraná realizou, na noite desta segunda-feira (24), uma sessão solene em homenagem ao Dia do Taxista. O evento, realizado no Plenário da Casa de Leis, foi proposto pelo presidente do Poder Legislativo, deputado Alexandre Curi (PSD), e pelo deputado Ney Leprevost (União), com o objetivo de reconhecer a contribuição dos profissionais do volante para a mobilidade e a economia do Estado.
“Quero cumprimentar todos vocês por esta menção honrosa, aprovada por unanimidade nesta Casa. Vocês realizam um grande trabalho por Curitiba, pela Região Metropolitana e por todo o Paraná. E, quando a Assembleia presta uma homenagem, faz isso em nome de todos os paranaenses, que têm um carinho especial pelo táxi e pelos taxistas”, afirmou o presidente da Assembleia, deputado Alexandre Curi.
“A Assembleia é a Casa do Povo, e o povo precisa estar aqui dentro. Trazemos a população para participar por meio de debates, audiências públicas, mesas redondas e também de solenidades como esta. Ao mesmo tempo, vamos até as pessoas com as Assembleias Itinerantes, que percorrem os municípios levando serviços públicos e ouvindo as demandas da comunidade”, afirmou o deputado Ney Leprevost.
Para ele, o táxi é hoje um “patrimônio histórico, cultural e turístico do Paraná”, lembrando que Curitiba possui uma das categorias de taxistas mais tradicionais do país. “São profissionais muito queridos pela população que utiliza o serviço diariamente”, disse, ao destacar o papel essencial da categoria durante a pandemia. “Naquele período tão difícil, muitos taxistas foram verdadeiros anjos da guarda. Quando algumas pessoas não conseguiam sequer uma ambulância para chegar a um consultório ou hospital, eram os taxistas que arriscavam a própria vida para garantir esse transporte. Precisamos ter gratidão”, afirmou.
Reconhecimento
Para o presidente do Sinditaxi/PR, Djalma Rodrigues, o reconhecimento é muito importante, porque a categoria começa a ser vista de uma forma diferente. “Hoje estamos recebendo atenção de deputados, vereadores e representantes dos Executivos municipal e estadual. Eles estão olhando para os taxistas com outros olhos. E essa união fortalece nossas reivindicações e nos permite avançar em melhorias para toda a categoria”, disse, ao destacar a importância do fortalecimento da categoria e das políticas públicas voltadas ao setor.
Ele também falou dos desafios a serem enfrentados, tanto na capital quanto nas cidades do interior e da Região Metropolitana de Curitiba. “Temos diversas demandas, inclusive relacionadas ao financiamento de veículos e à necessidade de reestruturar o sistema de táxi. Precisamos desenvolver um trabalho consistente para que a população conheça melhor o serviço e reconheça sua importância”, afirmou.
Coordenador da Unidade de Táxi da Urbanização de Curitiba (Urbs), Alessio Reginaldo Giovanelli ressaltou a relevância do serviço prestado pelos taxistas à população e aos visitantes da capital paranaense. “Entendemos que esta homenagem é justa e merecida”, afirmou.
Dados e lei
De acordo com o Sinditaxi, há no Paraná 11 mil táxis e cerca de 15 mil taxistas. Na capital paranaense, a frota autorizada é de pouco mais de dois mil permissionários. No Estado, a Lei nº 14.332/2004 cria o Dia do Taxista, celebrado em 30 de novembro. Em Curitiba, a data também é comemorada em 30 de novembro (Lei nº 8.607/1995) e coincide com a criação do Conselho Municipal de Serviços de Táxi (Contaxi), estabelecido pela Lei nº 8.323/1993.
Homenageados
Entre os homenageados estão César Bueno, que representou os taxistas mais longevos de praça; Derick Rosa de Oliveira, em homenagem aos profissionais já falecidos; Fabiano Cordeiro, representando os taxistas da Região Metropolitana; Celso Vello, que representou os taxistas de Curitiba; Marilia Margarida dos Santos, representando as mulheres taxistas; Luiz Carlos Malaquias, que representou os taxistas de todo o Estado; Pedro Henrique da Silva, representante dos jovens profissionais; Edegard Borges de Oliveira, representando as rádios táxi e associações; além de André Ronaldo de Aquino Charão, Leandro Araújo e Maristela Soares de Souza da Silva.
Também participaram do evento o ex-vereador de Curitiba, Alexandre Leprevost; Darci Custódio de Melo, da Mega Táxi; Edgar Borges de Oliveira, da Rádio Táxi Faixa Vermelha; o presidente do Sindicato de São José dos Pinhais, Fabiano Cordeiro; entre outros profissionais.
Comentários: