Portal de Notícias Demonstrativo - Sua fonte de notícias na cidade de ...

Terça-feira, 25 de Novembro de 2025
IAT resgata 33 aves silvestres mantidas em cativeiro sem autorização em Paranavaí

Geral

IAT resgata 33 aves silvestres mantidas em cativeiro sem autorização em Paranavaí

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Técnicos do Instituto Água e Terra (IAT) resgataram nesta segunda-feira (13) um total de 33 aves que estavam sendo mantidas em cativeiro de forma irregular em Paranavaí, no Noroeste do Estado. A ação foi desencadeada após o órgão receber uma denúncia anônima informando que o responsável por uma residência no município estaria mantendo diversas aves sem os devidos documentos necessários.

Durante a vistoria ao local, a equipe apreendeu os 33 pássaros, além de 40 gaiolas. Segundo o IAT, o responsável pela situação será autuado após a análise das anilhas dos animais. As espécies resgatadas incluem 14 papas-capim-de-coleira (Dolospingus fringilloides), nove trinca-ferros (Saltator similis), três canários-da-terra (Sicalis flaveola), um sangrinho (Coryphospingus cucullatus), um tiziu (Volatinia jacarina), um bico-de-pimenta (Saltator fuliginosus), uma patativa (Sporophila plumbea), uma cravina (Coryphospingus pileatus), um galo-da-campina (Paroaria dominicana) e um azulão (Cyanoloxia brissonii).

As aves resgatadas passarão por avaliações para determinar se podem ser reintroduzidas à natureza ou se necessitam ser encaminhadas a um criadouro legalizado.

Leia Também:

Denuncie

Caso presencie animais machucados, vítimas de maus-tratos, tráfico ilegal ou mantidos em cativeiro de forma irregular, a população deve entrar em contato com a Ouvidoria do Instituto Água e Terra ou da Polícia Militar do Paraná. Outra opção é acionar o Disque Denúncia pelo número 181, informando de maneira objetiva e precisa a ocorrência e o local. Quanto mais detalhes forem fornecidos, maior será a eficiência na apuração dos fatos pelas equipes responsáveis pelo atendimento.

Comentários:
Adjori

Publicado por:

Adjori

Saiba Mais