Portal de Notícias Demonstrativo - Sua fonte de notícias na cidade de ...

Terça-feira, 25 de Novembro de 2025
Intercambistas do programa Ganhando o Mundo celebram Dia das Mães com chamadas de vídeo e relatos emocionantes

Geral

Intercambistas do programa Ganhando o Mundo celebram Dia das Mães com chamadas de vídeo e relatos emocionantes

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Alunos integrantes do programa de intercâmbio da Secretaria de Estado da Educação (Seed) compartilham que, apesar da saudade intensa das mães, estão concretizando o sonho de estudar fora do Brasil. Para comemorar o Dia das Mães, no domingo (11), os estudantes e suas mães trocarão carinho por meio da internet.

A estudante Julia Sophia Ludvich, do Colégio Estadual Tiradentes, e sua mãe, Luciane do Carmo Ludvich, técnica em instalação de internet, passarão a data separadas por cerca de 11,3 mil quilômetros. Julia, que está em Palmerston North, na Nova Zelândia, vive o intercâmbio longe da casa onde as duas residem, em São José dos Pinhais.

Outro exemplo é Erick Cauã Desplanches, de 15 anos, aluno do Colégio Estadual Princesa Izabel, em Cerro Azul. Ele também passará o Dia das Mães longe de casa, separado por mais de 7 mil quilômetros de sua mãe, Zaniele Chamberlain, professora de Ciências e Biologia na mesma escola. Erick está em Bridgewater, na Nova Escócia, Canadá, como parte do programa Ganhando o Mundo. Ambos celebrarão a data com uma videochamada. "Tem sido difícil lidar com a saudade, porque ele sempre foi meu companheiro para todas as coisas. É um misto de alegria e saudade", relata Zaniele. Sobre a mãe, Erick afirma: "Ela é um ponto de impulso para mim. Vou ficar muito feliz quando eu puder dar um abraço nela de novo".

Leia Também:

Erick deve retornar ao Brasil no final de junho, previsão para o encerramento do intercâmbio no Canadá. Para ele, viver a experiência é realizar um sonho: "Eu vejo o intercâmbio como o ponto inicial para ter um futuro brilhante pela frente. Sei que isso pode me ajudar em futuros empregos e universidades". Zaniele complementa: "A oportunidade de participar do programa está sendo incrível e contribui para o desenvolvimento dele em maturidade, responsabilidade, resiliência e aprendizado". Ela finaliza emocionada: "Amor de mãe é incondicional".

Na Nova Zelândia, Julia Sophia Ludvich também comemorará à distância. Ela relata que o intercâmbio "vai contribuir para minha formação em basicamente tudo". A mãe, Luciane, destaca o misto de orgulho e saudade: este ano, elas não poderão assistir juntas ao filme 'Fala Sério, Mãe!', uma tradição no Dia das Mães, mas trocarão comemorações por videochamada.

Outro jovem no programa, Nicolas de Souza, de 15 anos, também celebra a data na Nova Zelândia, longe de sua mãe, Cleri de Fátima Wirmond. Ele descreve sua relação com a host mom como "ótima". Para Cleri, estar longe do filho em datas simbólicas, como seu aniversário e o Dia das Mães, é desafiador, mas ela ressalta o orgulho por sua conquista e independência.

Desde o início do programa em 2019, o Ganhando o Mundo já beneficiou mais de 2,5 mil estudantes, sendo considerado o maior programa de intercâmbio estudantil do Brasil. A iniciativa oferece aos jovens não apenas a chance de um aprendizado internacional, mas também o desenvolvimento de novas perspectivas pessoais e acadêmicas, mesmo em datas especiais marcadas pela saudade familiar.

Comentários:
Adjori

Publicado por:

Adjori

Saiba Mais