O mês de julho começou com temperaturas congelantes no Paraná, com a região de Palmas registrando novamente valores negativos e pelo menos outras cinco cidades sentindo sensação térmica abaixo de 0°C no amanhecer desta terça-feira (1º). De acordo com o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), uma massa de ar frio alcançou o Estado na segunda-feira (30), logo após a passagem de uma nova frente fria.
As temperaturas mínimas mais baixas foram registradas em Palmas (-2°C), Francisco Beltrão (0,5°C), Capanema e Foz do Iguaçu (1,4°C), Pato Branco (1,8°C), Planalto e São Miguel do Iguaçu (2,1°C), Cascavel (2,7°C) e Santa Helena (2,8°C). O vento acentuou a sensação de frio em várias cidades: em Palmas, a sensação térmica chegou a -8,3°C às 7h; Cascavel registrou -3,7°C às 6h15; Francisco Beltrão, -3,7°C às 7h30; Pato Branco, -4°C às 7h15; Foz do Iguaçu, -2,8°C às 6h; São Miguel do Iguaçu, -2,6°C às 7h15; e Santa Helena, -1,4°C às 6h30.
Além do frio, a terça-feira segue com registros de chuva. “As condições seguem favoráveis para chuvas fracas e isoladas entre os Campos Gerais, Norte Pioneiro e Leste do Estado”, afirmou Paulo Barbieri, meteorologista do Simepar. Durante a tarde de terça, as temperaturas não devem ultrapassar os 20°C na maior parte do Estado, com clima mais frio concentrado na metade Sul. No Norte do Paraná, temperaturas um pouco mais altas são esperadas, podendo chegar a 22°C em cidades como Bandeirantes, Cornélio Procópio, Centenário do Sul, Primeiro de Maio e Bela Vista do Paraíso.
Na quarta-feira (2), a previsão aponta geada de intensidade moderada a fraca no extremo Sul do Estado, especialmente em cidades como Palmas, Pato Branco e Foz do Iguaçu. Em General Carneiro, há possibilidade de geada forte. O frio tende a ser mais rigoroso no Sudeste, Leste e Campos Gerais, com mínimas próximas de 0°C no Sul e em torno de 5°C nas demais regiões. No Oeste, Sudoeste e Sul, embora a manhã ainda seja gelada, as temperaturas máximas sobem levemente, podendo alcançar os 24°C.
Na quinta-feira (3), o frio perde força no Oeste e no Norte do Paraná. No entanto, o Centro-Sul, os Campos Gerais e a região Leste, incluindo Curitiba e arredores, ainda terão temperaturas baixas. A tendência é de elevação gradual das máximas, proporcionando tardes mais amenas em todo o Estado. Na sexta-feira (4), não há previsão de geadas, mas o fenômeno pode retornar no sábado (5), com intensidade entre fraca e moderada no Centro-Sul e Sudeste do Paraná.
As informações são do Alerta Geadas, um serviço do Simepar em parceria com o IDR-PR, que desde 1995 fornece previsões de geadas com até 72 horas de antecedência para auxiliar a população e especialmente os agricultores do Estado.
Comentários: