Geral
Vaticano confirma detalhes do funeral e velório do papa Francisco, marcado para sábado (26)
Adjori
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
O Vaticano anunciou nesta terça-feira, 22, que o funeral do papa Francisco será realizado no sábado, 26, às 10h no horário local de Roma (5h no horário de Brasília). A decisão foi tomada durante uma reunião de cardeais. A Santa Missa Exequial será celebrada na Basílica de São Pedro pelo cardeal Giovanni Battista. Após a missa, ocorrerá o sepultamento do pontífice.
Divulgadas nesta terça, as imagens do corpo de Francisco mostram o papa já dentro de um caixão de madeira na capela da residência de Santa Marta, local onde viveu durante os doze anos de seu papado. Ele aparece vestindo as tradições vestes vermelhas, estando rodeado por cardeais e guardas suíços.
Nesta quarta-feira, 23, às 9h no horário de Roma (4h de Brasília), o corpo do papa será transferido para a Basílica de São Pedro, onde ficará exposto para o velório e visitação pública. Durante a procissão, o cortejo passará pela Praça Santa Marta e pela Praça dos Protótomártires Romanos, cruzará o Arco dos Sinos e entrará na Basílica de São Pedro pela porta central.
Chefes de Estado de diversas nações confirmaram sua participação na cerimônia marcada para sábado. Entre os líderes previstos, estão o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, o argentino Javier Milei, o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump e o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky.
O papa Francisco faleceu na segunda-feira, 21, após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC), seguido de insuficiência cardíaca irreversível. Ele estava em sua residência no momento do ocorrido. No início deste ano, o pontífice havia passado cinco semanas internado em razão de uma pneumonia dupla.
Comentários: