Portal de Notícias Demonstrativo - Sua fonte de notícias na cidade de ...

Terça-feira, 25 de Novembro de 2025
Maioria dos brasileiros apoia a redução da jornada de trabalho semanal para 36 horas, aponta pesquisa

Geral

Maioria dos brasileiros apoia a redução da jornada de trabalho semanal para 36 horas, aponta pesquisa

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Um levantamento realizado pela Nexus Pesquisa e Inteligência de Dados revelou que 65% dos brasileiros apoiam a redução da jornada semanal de trabalho, atualmente definida em 44 horas. Entre os entrevistados, 27% são contrários à redução, 5% afirmaram não ser nem a favor nem contra e 3% não souberam responder. O estudo ouviu presencialmente 2 mil pessoas com mais de 16 anos em todas as 27 unidades da federação, entre os dias 10 e 15 de janeiro de 2025.

De acordo com a pesquisa, os principais benefícios apontados pelos participantes em caso de redução da jornada seriam:

Melhoria na qualidade de vida dos trabalhadores (65%)
Aumento na produtividade (55%)
Desenvolvimento social do país (45%)
Desenvolvimento econômico (40%)
Aumento da lucratividade das empresas e indústrias (35%)

Leia Também:

Sobre a jornada de seis dias de trabalho para um dia de folga, conhecido como escala 6x1, 54% dos entrevistados se disseram contrários, enquanto 39% são favoráveis; 4% afirmaram não ser nem contra nem a favor e 3% não souberam responder.

A pesquisa também abordou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) em tramitação na Câmara dos Deputados, que propõe a redução da jornada máxima semanal para 36 horas, com quatro dias de trabalho e três de folga, sem alteração salarial. Nesse cenário, 63% dos entrevistados disseram ser a favor, 31% se posicionaram contra, 4% não demonstraram opinião clara e 3% não souberam responder.

Quando questionados sobre os possíveis impactos da medida no país, 42% avaliaram que a mudança seria positiva, enquanto 30% acreditam que o resultado seria negativo. Para 22%, a alteração não faria diferença, e 6% não souberam opinar.

Em caso de implementação da jornada reduzida, os entrevistados apontaram como principais maneiras de utilizar o tempo livre: dedicar-se à família (47%), cuidar da saúde (25%), buscar renda extra (22%) e investir em cursos e capacitações profissionais (17%).

Comentários:
Adjori

Publicado por:

Adjori

Saiba Mais